Futuro acionista da TAP compra distribuidora mundial de tecnologia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 18 fev (Lusa) - O grupo chinês HNA - empresa matriz da companhia aérea Hainan Airlines e futuros acionistas da TAP - vão comprar a distribuidora de tecnologia norte-americana Ingram Micro, por 6.000 milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros).

A HNA pagará 38,90 dólares por cada ação do Ingram Micro - um valor 31% acima da cotação atual - segundo um comunicado emitido hoje pelo grupo listado em Nova Iorque.

"Com a ajuda do Ingram Micro, o HNA Group terá acesso a oportunidades de negócio em mercados emergentes, com altas taxas de crescimento e retornos", reagiu, entretanto, o CEO da empresa chinesa, Adam Tan.

Segundo um comunicado emitido há dias pelo HNA, o grupo compromete-se a realizar um empréstimo de 120 milhões de euros à companhia aérea brasileira Azul, destinado à compra de obrigações convertíveis da TAP a 10 anos.

A empresa assegurará assim 6,4% do direito de voto na TAP e 55% dos benefícios económicos, lê-se na mesma nota.

Além desse empréstimo, com maturidade de 181 dias e taxa de juros anual fixada em 14,25%, o HNA prevê mais um financiamento de 300 milhões de dólares à Azul, visando tornar-se acionista da empresa.

Pequim tem encorajado as empresas do país a investir além-fronteiras, como forma de assegurar matérias-primas e fontes confiáveis de retornos, face aos sinais de abrandamento na economia doméstica.

A estatal chinesa China National Chemical Corp. ofereceu este mês 43 mil milhões de dólares (38,5 mil milhões de euros) pela gigante suíça de pesticidas e sementes Syngenta, no que se poderá tornar na maior aquisição de sempre da China no exterior.

A Ingram Micro é responsável pela distribuição de produtos da Apple, Microsoft, IBM e Cisco, entre outras firmas do setor, e tem 200 mil clientes espalhados por cerca de 160 países, segundo o 'site' oficial.

A HNA compromete-se ainda a manter a sede da empresa no Estado norte-americano da Califórnia e os atuais membros da administração.

JOYP // MP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.