Supressão dos voos da TAP: Lisboa admite cooperar com Porto
Porto Canal (MYF)
A supressão de voos da TAP a partir do Aeroporto Sá Caneiro não faz parte da agenda da cimeira das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, que se realiza esta quarta-feira em Lisboa, mas Basílio Horta, Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, já avançou que se o Porto pedir ajuda, a capital vai estar do lado da região do Norte.
Em declarações à TSF, Basílio Horta garante que se o Porto entender que "a diminuição dos voos traduz um enfraquecimento da vida económica, nós seremos solidários nesse domínio". Acrescenta que os autarcas da região de Lisboa percebem "perfeitamente a posição que o Presidente da Câmara do Porto tem assumido. Se estivéssemos no lugar dele faríamos o mesmo. Não podemos prescindir de instrumentos que são fundamentais para o desenvolvimento económico".
Já o Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Hermínio Loureiro, defende " a supressão destes voos é uma questão nacional”, assegurando que esta questão não divide as duas regiões. “Não se trata de qualquer diferendo entre o Porto e Lisboa, nem coisa que se pareça", disse à TSF.
Na agenda da cimeira Porto/Lisboa vão estar em cima da mesa assuntos como a gestão do setor da água, a descentralização, o novo regime jurídico das Autoridades de Transportes e os fundos europeus. Basílio Horta refere que o dinheiro tarda em chegar, já que "o Portugal 20/20 está em vigor há dois e meio e as câmaras ainda não receberam um cêntimo".
Os responsáveis destas duas regiões metropolitanas terão depois uma segunda reunião de trabalho no Porto, com data ainda a definir. Recorde-se que Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, reúne-se, esta quarta-feira, em Lisboa, com o Primeiro-Ministro português.
