Supressão dos voos da TAP: Lisboa admite cooperar com Porto

Supressão dos voos da TAP: Lisboa admite cooperar com Porto
| País
Porto Canal (MYF)

A supressão de voos da TAP a partir do Aeroporto Sá Caneiro não faz parte da agenda da cimeira das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, que se realiza esta quarta-feira em Lisboa, mas Basílio Horta, Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, já avançou que se o Porto pedir ajuda, a capital vai estar do lado da região do Norte.

Em declarações à TSF, Basílio Horta garante que se o Porto entender que "a diminuição dos voos traduz um enfraquecimento da vida económica, nós seremos solidários nesse domínio". Acrescenta que os autarcas da região de Lisboa percebem "perfeitamente a posição que o Presidente da Câmara do Porto tem assumido. Se estivéssemos no lugar dele faríamos o mesmo. Não podemos prescindir de instrumentos que são fundamentais para o desenvolvimento económico".

Já o Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Hermínio Loureiro, defende " a supressão destes voos é uma questão nacional”, assegurando que esta questão não divide as duas regiões. “Não se trata de qualquer diferendo entre o Porto e Lisboa, nem coisa que se pareça", disse à TSF.

Na agenda da cimeira Porto/Lisboa vão estar em cima da mesa assuntos como a gestão do setor da água, a descentralização, o novo regime jurídico das Autoridades de Transportes e os fundos europeus. Basílio Horta refere que o dinheiro tarda em chegar, já que "o Portugal 20/20 está em vigor há dois e meio e as câmaras ainda não receberam um cêntimo".

Os responsáveis destas duas regiões metropolitanas terão depois uma segunda reunião de trabalho no Porto, com data ainda a definir. Recorde-se que Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, reúne-se, esta quarta-feira, em Lisboa, com o Primeiro-Ministro português.

+ notícias: País

Montenegro defende que reforma laboral é fundamental para "salários dignos"

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu a reforma laboral, proposta pelo Governo PSD/CDS-PP e contestada pelos sindicatos, como fundamental para conseguir "melhores empregos e melhores salários".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.