Ex-reitora da Universidade de Aveiro preside a Conselho Coordenador do Ensino Superior

| País
Porto Canal com Lusa

Braga, 16 fev (Lusa) - A ex-reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré, foi nomeada presidente do Conselho Coordenador do Ensino Superior que se reúne pela primeira vez a 24 de março, anunciou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Em Braga, à margem de um encontro com estudantes no âmbito das celebrações dos 41 anos da Universidade do Minho (UMInho), que se assinalam quarta-feira, o titular da pasta das universidade e politécnicos justificou a escolha de Helena Nazaré com a experiencia da ex-reitora frente à Associação Europeia de Universidades.

"A minha ideia é que [o Conselho Coordenador do Ensino Superior] tenha uma função muito importante de melhor representar o Ensino Superior português na Europa e no mundo incluindo um grupo grande de representantes de forma a poder contribuir para a expansão do Ensino Superior português e para a sua crescente internacionalização", referiu Manuel Heitor.

O governante apontou o final de março como data para a conclusão do processo de formação do referido órgão.

"Estamos no processo de formação também de acordo daquilo que combinamos com os estudantes e esperamos que no próximo mês tenhamos o conselho formado no contexto e no quadro que está definido em lei", disse Manuel Heitor, que minutos antes, numa reunião com os estudantes da UMInho, afirmou que o Conselho Coordenador do Ensino Superior irá reunir pela primeira vez a 24 de março.

O Conselho Coordenador do Ensino Superior foi criado por Decreto-Lei publicado a 31 de agosto de 2009 sendo que o documento define o órgão como tendo "natureza consultiva no domínio da política do ensino superior do membro responsável pela área do ensino superior".

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.