Reforço de vigilância entre as 14:00 e as 18:00 no rio Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 fev (Lusa) - As cheias no Douro na madrugada de hoje foram mais moderadas do que o previsto pelo Centro de Previsão e Prevenção de Cheias, mas a vigilância vai ser de novo reforçada entre as 14:00 e as 18:00.

Fonte da Câmara do Porto disse à agência Lusa que durante a madrugada, e até cerca das 12:30, "a água não ultrapassou o Postigo do Carvão e não atingiu sequer Miragaia".

"O controlo das barragens e o local onde caíram as chuvas da madrugada acabaram por evitar o pior e não se atingiram os níveis das cheias de 11 de janeiro. Para o final da tarde está previsto um novo pico que, se não houver alterações, deverá ter uma dimensão semelhante à da madrugada", disse a mesma fonte.

A proteção civil municipal vai manter "uma vigilância especial" entre as 14:00 e as 18:00, período de "maior pressão do caudal do rio Douro".

Durante a noite e madrugada, o mau provocou algumas inundações, quedas de estruturas e de muros, um dos quais junto à ilha municipal da Bela Vista, que provocou danos em diversas viaturas.

As causas ainda estão a ser apuradas, mas fonte da autarquia portuense admitiu que o acidente poderá ter sido provocado pela "mexida de terrenos" necessária à realização das obras de reabilitação daquele bairro.

"As obras e a chuva poderão estar na origem do desabamento do muro, por isso a Câmara assumirá, no âmbito das obras, a responsabilidade pelos prejuízos", disse a mesma fonte.

PM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.