Verdes abertos a coligação se sustentabilidade for prioridade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 27 set (Lusa) -- Os Verdes alemães mostraram-se hoje dispostos a negociar com o partido de Angela Merkel um acordo de coligação desde que o desenvolvimento sustentável seja uma prioridade do futuro Governo.

A posição foi assumida numa reunião de dirigentes dos Verdes em Berlim pelo copresidente do partido, Cem Oezdemir, que sublinhou no entanto o "ceticismo" dos ecologistas em relação a uma aliança com os conservadores da União Democrata Cristão (CDU) de Merkel.

A CDU venceu as legislativas de domingo passado com 41,5% dos votos, uma maioria clara mas insuficiente para governar sozinha, e manifestou disposição para negociar uma coligação com o Partido Social Democrata (SPD), que obteve 25,7%, ou os Verdes, que tiveram 8,4% dos votos.

"Não podemos ter uma política que aumente as emissões de CO2", respondeu Oezdemir a uma questão sobre as condições que os Verdes levarão para a mesa das negociações.

A possibilidade de negociações com a CDU vai ainda ser discutida na reunião dos Verdes, cuja ala mais à esquerda tem manifestado reservas a uma aliança com os conservadores.

A reunião vai servir também para analisar a renovação da cúpula do partido, depois das várias demissões em reação à perda pelo partido de um milhão de votos em relação a 2009.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.