Todo o continente exceto Guarda e Bragança em aviso laranja devido à chuva

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 set (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja devido à chuva forte todo o território continental, à exceção dos distritos da Guarda e de Bragança.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA, os distritos de Viseu e Vila Real juntaram-se aos restantes já anteriormente submetidos ao segundo aviso meteorológico mais grave numa escala de quatro.

O aviso laranja vigora até às 15:00 nos distritos do litoral e até às 18:00 nos distritos do interior.

Quase todo o continente, exceto Évora, Santarém e Portalegre, está também submetido ao aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido ao vento, que, em alguns pontos nas terras altas, pode registar rajadas até 100 km/h.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As situações meteorológicas adversas, como a queda de chuva forte, registadas hoje em Portugal continental, são resultado de uma depressão, centrada a noroeste da Península Ibérica, de acordo com o IPMA.

"Estamos com o efeito de uma depressão, centrada a noroeste da Península Ibérica, que traz-nos alguma instabilidade e agravamento do estado do tempo. Daí que tenhamos emitido avisos", disse hoje à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

Para hoje, o IPMA prevê "chuva forte, passando a regime de aguaceiros, temporariamente fortes, em todo o território, uma situação de agravamento do litoral para o interior e depois também de desagravamento, gradualmente, do litoral para o interior".

"Teremos durante a tarde chuva já menos intensa nas regiões do litoral e, para o fim do dia, menos intensidade nas regiões do interior", referiu Cristina Simões.

Esta situação irá "manter-se para sábado, ainda com um cenário de chuva, temporariamente forte nas regiões norte e centro, e o vento ainda a soprar com alguma intensidade no litoral e nas terras altas".

Para domingo, o IPMA já prevê "uma situação mais calma, embora ainda com a previsão de precipitação, já não com a intensidade do dia de hoje e sábado".

Também devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para hoje, para alguns distritos do centro e sul.

De acordo com informação disponibilizada na página da internet da ANPC, o alerta, válido entre as 00:01 e as 20:00 de hoje, foi emitido para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.

De acordo com o comandante adjunto de operações Miguel Cruz, durante o dia de hoje, a ANPC irá "avaliar o possível prolongamento [do alerta] para a região norte durante a madrugada".

HB (JRS) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.