Proteção Civil respondeu a situações pontuais devido à chuva forte

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 set (Lusa) -- A Proteção Civil teve que dar resposta hoje de manhã a situações pontuais, provocadas por problemas de escoamento, devido à chuva forte que caiu um pouco por todo o país.

De acordo com fonte do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), hoje de manhã registaram-se "situações pontuais", mas "nada que pusesse em causa a resposta do dispositivo de socorro".

Estas situações pontuais, após "a chuvada grande que foi concentrada no tempo", deveram-se principalmente a "problemas de escoamento".

Em Lisboa, por exemplo, o Regimento de Sapadores Bombeiros teve que cortar algumas árvores que ameaçavam cair. Além disso, disse à Lusa fonte da corporação, foi preciso também garantir que a estrutura metálica de uma varanda se mantinha segura.

A ANPC emitiu um alerta amarelo para hoje, devido à precipitação de vento forte e agitação marítima, para alguns distritos do centro e sul.

De acordo com informação disponibilizada na página da internet da ANPC, o alerta, válido entre as 00:01 e as 20:00 de hoje, foi emitido para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.

A situação meteorológica prevista para hoje, refere a ANPC, pode provocar a "formação de lençóis de água, cheias rápidas, danos de estruturas e queda de árvores".

Com o alerta amarelo, o terceiro numa escala de cinco, "as pessoas devem manter-se informadas acerca das situações previstas, adotando as medidas de prevenção e adequação das suas atividades e comportamentos de modo a não correr perigos desnecessários".

Devido à previsão para hoje de chuva e vento fortes, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Bragança e Guarda.

Os distritos de Guarda e de Bragança estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave, também devido à previsão de chuva.

Todo o continente, exceto Évora, Santarém e Portalegre, está sob aviso amarelo devido ao vento, que, nas terras altas, pode registar rajadas de 100 km/h.

JRS // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.