Proteção Civil avisa população para queda de neve, vento e agitação marítima

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 fev (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje a população para a adoção de medidas preventivas devido às previsões meteorológicas de neve, vento e agitação marítima para o fim de semana, em especial nas regiões do norte e centro.

Em comunicado, a ANPC refere que está previsto um agravamento das condições meteorológicas para sábado e madrugada de domingo, em especial nas regiões a norte do rio Tejo, do Minho e Douro litoral.

Segundo a ANPC, que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros podem ser forte, em particular nas regiões do norte e centro, e o vento vai soprar de moderado a forte, especialmente no litoral e terras altas, onde existe a possibilidade de fenómenos extremos no sábado.

O IPMA prevê ainda queda de neve acima dos 800 metros nas serras da região norte e acima dos 1.200 metros na serra da Estrela e a agitação marítima será forte na costa ocidental.

Tendo em conta as previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A ANPC chama também a atenção para inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas e desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais.

A ANPC aconselha ainda à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, além de não praticar atividades relacionadas com o mar.

CMP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.