Tribunal indicia corrupção de José Sócrates

Tribunal indicia corrupção de José Sócrates
| País
Porto Canal (MYF)

Os advogados de José Sócrates apontam para a falta de provas de crime de corrupção, mas o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) não concorda e dá razão ao Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o Ministério Público acusa José Sócrates de estar envolvido em atos de corrupação. Os indícios recolhidos são suficientes para os juízes desembargadores, José Simões de Carvalho e Maria Margarida Bacelar, referirem que “a indiciação feita é suficiente para a integração jurídico-penal dos factos como crime de corrupção".

Mesmo que não seja possível estabelecer uma relação causa-efeito, existe um "modus operandi" entre Sócrates e o seu amigo e também arguido na Operação, Marquês Carlos Santos Silva, que indicia a prática do crime.

No recurso de novembro, os advogados Pedro Delille e João Araújo apontaram para a inexistência de provas e que, por isso, não havia razão de imputar o seu cliente, muito menos, dizer que se trata de um caso de corrupação. Salientaram ainda que a investigação formulou "uma imputação genérica, não identificando quais os concretos atos venais em causa" nos quais Sócrates, enquanto primeiro-ministro, "terá tido intervenção", mas o TRL não concordou.

José Sócrates está a ser investigado por ser suspeito de envolvimento no Grupo Lena e Vale do Lobo e associado a entregas de dinheiro, compra de imóveis, pagamentos de férias e compras do livro “A Confiança no Mundo”, publicado por o ex-primeiro-Ministro.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.