Tribunal indicia corrupção de José Sócrates

Tribunal indicia corrupção de José Sócrates
| País
Porto Canal (MYF)

Os advogados de José Sócrates apontam para a falta de provas de crime de corrupção, mas o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) não concorda e dá razão ao Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o Ministério Público acusa José Sócrates de estar envolvido em atos de corrupação. Os indícios recolhidos são suficientes para os juízes desembargadores, José Simões de Carvalho e Maria Margarida Bacelar, referirem que “a indiciação feita é suficiente para a integração jurídico-penal dos factos como crime de corrupção".

Mesmo que não seja possível estabelecer uma relação causa-efeito, existe um "modus operandi" entre Sócrates e o seu amigo e também arguido na Operação, Marquês Carlos Santos Silva, que indicia a prática do crime.

No recurso de novembro, os advogados Pedro Delille e João Araújo apontaram para a inexistência de provas e que, por isso, não havia razão de imputar o seu cliente, muito menos, dizer que se trata de um caso de corrupação. Salientaram ainda que a investigação formulou "uma imputação genérica, não identificando quais os concretos atos venais em causa" nos quais Sócrates, enquanto primeiro-ministro, "terá tido intervenção", mas o TRL não concordou.

José Sócrates está a ser investigado por ser suspeito de envolvimento no Grupo Lena e Vale do Lobo e associado a entregas de dinheiro, compra de imóveis, pagamentos de férias e compras do livro “A Confiança no Mundo”, publicado por o ex-primeiro-Ministro.

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.144 acidentes nos últimos cinco dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.144 acidentes com 10 vítimas mortais, 33 feridos graves e 322 feridos leves desde as zero horas de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

Marcelo pede que se recuse "monopólio da verdade" e "discriminações"

Marcelo Rebelo de Sousa assina esta quarta-feira, como habitualmente, um artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, intitulado "O Natal possível". O Presidente da República pede para que se recuse o "monopólio da verdade" e se superem "discriminações injustas" e sublinhou que para muitos o dia de hoje é apenas "o Natal possível".