Sindicato quer saber onde estão os 200ME destinados ao Túnel do Marão

| País
Porto Canal

O presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, questionou hoje o Governo sobre os 200 milhões de euros de fundos comunitários anunciados para a conclusão da Autoestrada do Marão, parada há mais de dois anos.

Albano Ribeiro, que falava em conferência de imprensa, em frente à Câmara de Vila Real, lembrou uma audiência em que o secretário de Estado anunciou 200 milhões de euros para assegurar a conclusão das obras na autoestrada, onde se insere um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros.

Quase dois anos depois, o presidente do sindicato quer saber onde está essa verba. "Será que foi desviada para fazer baixar o défice do Estado", questionou.

Albano Ribeiro continua a defender que "não há nada que justifique a continuidade das obras paradas que provocam milhões de euros de prejuízo ao Estado".

Depois de dois anos de obra parada, em junho o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão.

Entretanto a concessão da autoestrada, que está a ser construída entre Amarante e Vila Real, passou para as mãos da EP - EStradas de Portugal.

Em agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que serão precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão. Ou seja, segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano.

Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

Albano Ribeiro afirmou hoje que "já houve tempo suficiente para que todo o trabalho ao nível da justiça fosse ultrapassado".

"A atual situação que infelizmente afeta 1.400 postos de trabalho, atirou com muitas dezenas de empresas para a insolvência e originou a emigração de muitos trabalhadores e levou a um agravamento do custo da obra na ordem dos 60%".

O sindicato aproveitou ainda o momento de campanha eleitoral para questionar os candidatos à Câmara de Vila Real sobre uma posição em relação ao "imediato recomeço das obras no Túnel do Marão".

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.