Pintor português leva feira internacional de surrealismo aos Estados Unidos

| País
Porto Canal com Lusa

Mississipi, 19 jan (Lusa) - O pintor surrealista português Santiago Ribeiro abre a 21 de janeiro, no Mississipi, Estados Unidos, mais uma edição do International Surrealism Now, uma exposição de pintura que já juntou artistas de 30 países.

A exposição acontece de 21 de janeiro a 19 de fevereiro, na Cullis Wade Depot Art Gallery, que pertence à Mississippi State University, e tem o tema "O surrealismo luso-americano no século XXI".

Ao lado dos quadros de Ribeiro, estarão os trabalhos de três portugueses (Paula Rosa, Victor Lages, Francisco Urbano) e sete norte-americanos (France Garrido, Olga Spiegel, Joe MacGown, Steve Smith, KD Matheson, Muniz, Shahla Rosa).

International Surrealism Now é um projeto do pintor surrealista Santiago Ribeiro, de 51 anos, que se tem dedicado à promoção do surrealismo do século XXI.

A iniciativa teve início em 2010, quando Santiago Ribeiro preparou uma grande exposição organizada pela Fundação Bissaya Barreto.

Nos anos seguintes, passou por cidades portuguesas como Conímbriga, Condeixa-a-Nova e Porto, e, no estrangeiro, por Paris, Madrid e Dallas.

As exposições são, normalmente, compostas por obras de desenho, pintura, fotografia, arte digital e escultura e já contaram com a participação de artistas de 28 países, incluindo, por exemplo, Alemanha, Brasil, Canadá, China, Irão e México.

Santiago Ribeiro é profissional de pintura desde 1991. Em 2001, começou um blogue sobre a sua atividade e, mais tarde, começou a usar o Facebook para criar esta rede de artistas.

Depois dos EUA, a iniciativa vai regressar a Portugal, passando por Coimbra e Condeixa-a-Nova, partindo depois para a Sardenha, em Itália, e São Petersburgo, na Rússia.

AYS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.