Mais de cem bombeiros nos trabalhos de rescaldo no complexo do Cachão

| País
Porto Canal

O incêndio, que deflagrou na terça-feira no complexo do Cachão, em Trás-os-Montes, encontra-se em fase de rescaldo, mantendo-se no local para remoção de destroços mais de cem operacionais, disse hoje o comandante distrital de Mirandela, Edgar Trigo.

O incêndio que deflagrou às 21:10 de terça-feira numa fábrica de transformação de castanha em Mirandela, no complexo do Cachão, concelho de Mirandela, distrito de Bragança, tinha sido dado como dominado às 06:23.

"O incêndio está em fase de rescaldo. Estamos a proceder à remoção dos destroços, dos milhares de toneladas de plástico para reciclagem. Os trabalhos vão decorrer muito lentamente devido à quantidade de material no local", adiantou cerca das 09:30 à agência Lusa o comandante distrital de Mirandela.

Edgar Trigo salientou que não há vítimas a registar e ainda não é possível fazer um levantamento dos danos materiais.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, encontravam-se àquela hora no local a participar nos trabalhos de rescaldo 103 operacionais, apoiados por 34 veículos.

Durante a madrugada, o administrador do complexo, António Morgado, afastou à Lusa os receios iniciais de as chamas se propagarem a outras unidades, como as fábricas adjacentes de transformação de castanha e extração de óleos.

O incêndio não pôs em causa também qualquer posto de trabalho.

Segundo o administrador do complexo, como se trata só de um armazém, a empresa prevê apenas a perda do edifício e da matéria-prima.

A administração do Cachão não tinha conseguido contactar o empresário proprietário pelo espaço afetado.

Os responsáveis locais não tinham ainda ideia de como o fogo poderá ter começado e já comunicaram o caso à Polícia Judiciária para investigar.

O administrador garantiu à Lusa que "nunca tinha acontecido uma situação idêntica desde que o Cachão existe", ou seja, desde a década de 1960.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.