Cerca de 60 mortos em inundações no Camboja, Vietname e Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 25 set (Lusa) -- Cerca de 60 pessoas morreram no Camboja, Vietname e Tailândia na sequência das inundações e trombas de água provocadas pelas intensas chuvas de monção, informou hoje a imprensa local.

A passagem pela região do tufão Usagi -- que, no fim de semana, afetou as Filipinas, Taiwan e o sul da China -- agravou a precipitação na costa central do Vietname, onde pelo menos 24 pessoas morreram, segundo o portal "Thanh Nien".

As equipas de resgate prosseguem com as buscas por seis pessoas desaparecidas na sequência da subida do nível da água, que causou danos em cerca de 5.000 habitações.

No Camboja, registaram-se pelo menos 25 mortos no norte do país, onde o nível da água se aproxima dos mais elevados em mais de uma década em algumas zonas, de acordo com o diário Phnom Penh Post.

As chuvas nas vizinhas Tailândia e Vietname contribuíram para o aumento do nível do rio Mekong, o qual ultrapassou o teto de 'segurança' de 12 metros, ao transbordar num troço a noroeste do país.

Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e a procurar refúgio em zonas mais elevadas no Camboja, enquanto uma centena de famílias foram retiradas de Stung Treng, capital provincial

Na Tailândia, as cheias, que afetam 27 das 76 províncias do país, causaram nove mortos, segundo o jornal Bangkok Post.

As autoridades descartaram a possibilidade de Banguecoque, a capital, vir a sofrer a mesma sorte que em 2011, quando ficou parcialmente inundada pelas graves cheias que causaram 745 mortos em todo o país e milhões de dólares em prejuízos à indústria.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.