CDS-PP/MPT quer transformar antiga praça de touros de Viana em Casa da Juventude

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 24 set (Lusa) - O candidato da coligação formada entre CDS-PP e MPT à Câmara de Viana do Castelo propôs hoje a transformação da desativada praça de touros da cidade, propriedade municipal desde 2009, numa Casa da Juventude.

"É uma forma de reestruturarmos uma zona ligada ao parque da cidade, criando uma área de turismo de juventude. Mostrando ao PS, que governa o município há 20 anos, que a juventude é o futuro desta cidade, que é tempo e hora de lhes devolvermos a cidade e criarmos raízes e estruturas para essa geração", explicou hoje o candidato Carlos Meira.

Segundo o líder da coligação "Acorda Viana", esta Casa da Juventude, a instalar num espaço sem qualquer utilização desde agosto de 2008 - o município adquiriu aquele edifício no ano seguinte e depois declarou-se "antitouradas" por iniciativa da maioria PS - poderia afirmar-se como "um espaço atrativo" para os jovens "desenvolverem as suas atividades, criando união entre a nova geração de Viana do Castelo".

"Com a Casa da Juventude pretendemos devolver a cidade aos jovens de Viana do Castelo", assume Carlos Meira, explicando tratar-se de um espaço de "integração, participação e desenvolvimento de atividades" dos mais novos.

"Para promover e apoiar o desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens vianenses. Este espaço seria gerido por um vereador com o pelouro da juventude onde seriam criadas várias valências", sublinhou ainda, durante uma ação de campanha na cidade.

Para o candidato, de 28 anos, a Casa da Juventude a instalar na antiga praça de touros poderia "potenciar" o associativismo jovem, apoiando a formação ao empreendedorismo jovem.

O espaço, explicou ainda, contaria com um local para o ensaio de bandas formadas por jovens locais ou mesmo com um palco para concertos, mas também como área para estudo e internet e voluntariado jovem.

Além de Carlos Meira (CDS-PP/MPT), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se Hélder Pena (PAN), Eduardo Teixeira (PSD), Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), Ilda Figueiredo (CDU) e José Maria Costa (PS).

PYJ // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.