Protecção civil registou 457 ocorrências, Porto e Viseu são os mais afectados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou entre as 00:00 e as 15:00 de hoje 457 ocorrências devido à chuva e ventos fortes, sendo os distritos do Porto e Viseu os mais afetados.

"Temos a registar 457 ocorrências, estando no terreno 1.431 operacionais, apoiados por 567 veículos", disse à Lusa o adjunto de operações da ANPC Marco Martins.

Segundo o responsável, das 457 ocorrências, mais de metade (265) estão associadas a cheias e inundações, sendo as restantes quedas de estruturas, quedas de árvores e deslizamentos de terras, entre outros.

Marco Martins disse ainda que o distrito do Porto é o mais afetado pelo mau tempo, com 136 ocorrências, seguido de Viseu (84), Coimbra (57) e Aveiro (47).

O adjunto de operações da ANPC lembrou que a previsão meteorológica aponta para um agravamento do vento para a tarde, principalmente a norte do Cabo Carvoeiro e nos distritos de Viseu e de Vila Real.

A partir das 21:00, é esperado um "ligeiro desagravamento" das condições meteorológicas, acrescentou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo agitação marítima também em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.

Ao início da manhã, o aviso laranja tinha sido acionado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro e Viseu, mas cerca das 12:20 passou a abranger mais quatro distritos, tendo em conta a agitação marítima.

Beja, Guarda, Castelo Branco e Faro estão com aviso amarelo.

MCL (VP) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

É oficial. Novo aeroporto de Lisboa vai ser em Alcochete e já tem nome

O Governo aprovou esta terça-feira a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Novo aeroporto de Lisboa. Sócrates aponta que Governo fez em 30 dias o que o anterior não fez em oito anos

O antigo primeiro-ministro José Sócrates afirmou esta terça-feira que o atual Governo PSD/CDS-PP fez em 30 dias o que o anterior não fez em oito anos ao retomar a decisão de construir o novo aeroporto em Alcochete.

Governo arranca negociações com ANA para encurtar prazos do contrato do novo aeroporto de Lisboa

O Governo disse esta terça-feira que vai começar já a negociar com a ANA Aeroportos para abreviar os prazos para o desenvolvimento do novo aeroporto em Alcochete, previstos no contrato de concessão.