Arrumador de carros confessa ao tribunal de Aveiro ter matado mulher à paulada

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 set (Lusa) - Um arrumador de carros acusado de ter matado à paulada a sua companheira, por motivos passionais, confessou os crimes no tribunal de Aveiro, onde o caso começou hoje a ser julgado.

O crime ocorreu na madrugada de 12 de dezembro de 2012, no interior de um posto de transformação de eletricidade desativado, junto às instalações do antigo centro de saúde mental, em S. Bernardo, onde o casal sem-abrigo pernoitava.

Perante o coletivo de juízes, na primeira sessão do julgamento, o homem, de 45 anos, explicou que matou a mulher por causa dos ciúmes e pelo facto de esta estar alcoolizada.

"Eu amava-a muito. Éramos felizes no amor, mas não éramos felizes quando estávamos alcoolizados", afirmou o homicida confesso, queixando-se de que foi a mulher que começou a bater-lhe com o pau.

O arguido, que se mostrou "muito arrependido", disse ainda em tribunal que tentou socorrer a companheira quando a viu prostrada no chão, mas esta já estaria morta.

Nas alegações finais, a procuradora do Ministério Público (MP) pediu uma pena "muito severa" para o arguido, devido à gravidade dos crimes, afirmando que a sua versão dos acontecimentos "não se coaduna com quem tem algum arrependimento".

"O estado em que ficou a vítima, só se compreende num uso absolutamente descontrolado de violência", sustentou a magistrada, chamando a atenção para o elevado número de lesões apresentadas pela falecida, descritos no relatório de autópsia com cinco páginas.

Por seu lado, a advogada de defesa disse acreditar no arrependimento do seu cliente e referiu que o coletivo de juízes deve ter em conta que o arguido assumiu todos os factos e tentou colaborar com o tribunal.

O arguido, que se encontra em prisão preventiva, está acusado de um crime de homicídio qualificado, outro de violência doméstica e dois crimes de ofensas à integridade física qualificada.

Segundo a acusação do MP, o homem agrediu com um pau a sua companheira, que estaria embriagada, e asfixiou-a com uma almofada.

O MP sustenta que o homicídio ocorreu após vários meses de violência doméstica. Em resultado desse relacionamento, a mulher deu entrada, por várias vezes no Hospital de Aveiro.

Durante uma dessas discussões, o indivíduo terá ainda esfaqueado dois homens que se intrometeram para tentar defender a vítima mortal.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Homem encontrado morto no rio Vizela em Guimarães

Um homem, com cerca de 60 anos, foi encontrado esta terça-feira morto no rio Vizela, em Guimarães, distrito de Braga, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave, acrescentando que a Polícia Judiciária (PJ) foi chamada ao local.

Jovem atropelada pelo metro em Gaia fica debaixo da carruagem

Uma jovem foi atropelada por uma carruagem de metro junto à estação D. João II, em Vila Nova de Gaia, no início da tarde desta terça-feira, avançou fonte do Metro do Porto ao Porto Canal.