Dívida pública desce para 229,3 mil ME de Setembro para Outubro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 dez (Lusa) - A dívida pública desceu para 229.269 milhões de euros em outubro, menos 2.683 milhões de euros do que em setembro deste ano, segundo o Banco de Portugal.

Estes valores referem-se à dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, e foram publicados hoje no Boletim Estatístico pelo banco central.

Já a dívida líquida de depósitos da administração central subiu 1.403 milhões de euros entre setembro e outubro para 213.524 milhões de euros.

Comparando com o final de 2014, os dados referentes a outubro demonstram que a dívida pública aumentou cerca de 3.502 milhões de euros e que a dívida pública excluindo os depósitos aumentou quase 5.328 milhões de euros.

No final do ano passado, a dívida pública fixou-se nos 225.767 milhões de euros e a dívida pública líquida de depósitos da administração central nos 208.196 milhões de euros.

A dívida na ótica de Maastricht é utilizada para medir o nível de endividamento das administrações públicas de um país e o conceito está definido num regulamento de 2009 do Conselho Europeu, relativo à aplicação do protocolo sobre o procedimento relativo dos défices excessivos anexo ao Tratado que institui a Comunidade Europeia.

IM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.