Comprimido mortal que promete perda de peso está em voga

Comprimido mortal que promete perda de peso está em voga
| Mundo
Porto Canal (LYC)

O aumento do consumo do dinitrofenol 2,4 está a preocupar as autoridades de saúde pública a nível mundial. Em Portugal já houve registo de uma vítima mortal, este ano, em consequência da ingestão destes comprimidos.

O dinitrofenol 2,4, vulgarmente conhecido como DNP, era usado originalmente na fabricação de explosivos, mas devido à descoberta da sua capacidade de aumentar a taxa metabólica, nos anos 20, tem vindo a ser comercializado ilegalmente. Nos últimos anos é vendida através da internet sob a forma de cápsula, pó e creme. Os produtos são procurados por pessoas que acreditam no poder de emagrecimento da substância.

O DNP “já causou doenças graves e mortes em vários países nos últimos três anos”, avançou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Maio deste ano confirmou-se a morte de um jovem português, nos Açores, após a polícia internacional Interpol ter alertado para as consequências letais do consumo de uma substância ilícita, vendida na internet, usada com o intuito de perder peso.

Segundo um estudo do Departamento de Medicina de Emergência do Hospital Whittington, em Londres, registaram-se, pelo menos, 12 mortes devido à ingestão do DNP, entre 2001 e 2010.

Este ano, só no Reino Unido, contabilizaram-se 30 casos de intoxicação pela substância, dos quais cinco acabaram por não resistir. Um aumento considerável, tendo em conta os nove casos de intoxicação registados em 2014.

A Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN) imitou, recentemente, um alerta depois de identificar diversas páginas web, que comercializavam DNP.

A Organização Mundial de Saúde e a Interpol também lançaram relatórios sobre o aumento do consumo do composto.

+ notícias: Mundo

O prémio menos desejado. Eis o cão mais feio do mundo

Wild Thang, um pequinês - cão de pequeno porte de origem chinesa, de oito anos, arrecadou o título de "cão mais feio do mundo", na 34ª edição do concurso anual, realizado na Feira Sonoma-Marin, na Califórnia, Estados Unidos.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.