Presidente da Câmara de Setúbal diz que maioria CDU fez "obra estrondosa"

| Política
Porto Canal / Agências

Setúbal, 21 set (Lusa) - A candidata da CDU à Câmara de Setúbal e atual presidente do município, Maria das Dores Meira, apelou hoje ao voto dos setubalenses convicta de que a maioria CDU fez "uma obra estrondosa" em todo o concelho.

"A CDU não só requalificou um conjunto de equipamentos culturais no centro da cidade, como o Fórum Luísa Todi e a Casa da Cultura (antigo Círculo Cultural), entre outros, como fez uma obra estrondosa em todas as freguesias", disse.

Maria das Dores Meira reagia às críticas do candidato socialista, João Ribeiro, que acusou a atual maioria de ter investido muito dinheiro na construção/requalificação de alguns equipamentos culturais no centro da cidade, descurando as zonas periféricas.

"O candidato do PS não conhece a obra realizada nas oito freguesias. De acordo com o protocolo de descentralização de competências, as freguesias, em colaboração com a Câmara Municipal e com as populações, fizeram muita obra, resolveram muitos problemas das populações", afirmou Maria das Dores Meira.

"Mas o candidato do PS não conhece nada disto, porque está aqui de passagem. Não percebe a importância da requalificação do Fórum Luísa Todi para os setubalenses, nem a história do Círculo Cultural. Muito menos conhece a obra realizada em todas as freguesias do concelho", acrescentou.

Questionada sobre a possibilidade de reduzir a taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que também foi sugerida pelo candidato socialista, Maria das Dores Meira garantiu que a autarquia está obrigada a aplicar a taxa máxima.

A "Câmara de Setúbal está impossibilitada de fazer qualquer redução porque tem em curso um Contrato de Reequilíbrio Financeiro", justificou.

A autarca setubalense falava à Lusa antes de assistir a uma noite de fados na coletividade "O Independente", que reuniu cerca de uma centena de apoiantes da CDU.

Nas eleições autárquicas, de 29 de setembro, Maria das Dores Meira terá como adversários João Ribeiro (PS), Luís Rodrigues (PSD/CDS), Mariana Aiveca (BE), Duarte Jesuíno (PCTP/MRPP) e Luís Teixeira (PAN).

A CDU governa o município setubalense com cinco eleitos, o PS tem três e o PSD apenas um.

Nas próximas eleições autárquicas de 29 de setembro, a Câmara de Setúbal vai ter mais dois vereadores, passando de nove para 11, devido ao aumento da população, que já ultrapassa os 121 mil habitantes.

GR // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.