Independente de Bragança promete ser autarca sem salário

| Política
Porto Canal / Agências

Bragança, 20 set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara de Bragança, Humberto Rocha, prometeu hoje que se for eleito vai abdicar do salário de presidente e canalizar as verbas para obras nas freguesias e apoios sociais.

Humberto Rocha já foi vice-presidente durante oito anos pelo PS, na década de 1990, e candidata-se pela segunda vez à presidência com o movimento "Sempre Presente" e a garantia de que não pretende ir para a Câmara "para ganhar dinheiro".

Se for eleito, ganhará como presidente "mais do dobro" do que o valor da reforma atual, pelo que promete recusar-se a receber a diferença e reverter o excedente "integralmente para obras nas freguesias, nas associações e para um fundo de apoio aos mais necessitados".

"Sei que qualquer um dos outros candidatos tem mais poder económico do que eu, mas lanço-lhes um desafio: digam às pessoas que não vão para a Câmara ganhar dinheiro e deixem o que vai além daquilo que já ganham para os mesmos fins que eu deixo", declarou.

O desafio aos adversários foi lançado em Paço de Rio Frio, uma das aldeias que visitou hoje durante a tarde e onde fez comício em que repetiu o que se propõe fazer, se ganhar as eleições do dia 29.

A criação do cheque de saúde é uma das medidas anunciadas, destinada "a crianças, idosos e a pessoas economicamente carentes" para que ninguém deixe de comprar um medicamento ou de fazer um exame por não ter dinheiro.

Criar um gabinete de apoio ao agricultor é outras das promessas do independente, que há quatro anos obteve quase 16 por cento dos votos, foi eleito vereador e reduziu a maioria do social-democrata Jorge Nunes, que não se recandidata, depois de 16 anos, por ter atingido o limite legal de mandatos.

Humberto Rocha avisou ainda que pretende rever o acordo que classificou de "uma fraude" com as Águas de Portugal, que "recebeu património da Câmara e das freguesias", em alguns casos construído pelas próprias populações, algumas das quais estão a pagar taxa de saneamento na fatura da água sem terem este serviço.

Avisa ainda que não permitirá que aconteça o mesmo com a barragem de Veiguinhas, em construção para reforçar o abastecimento de água a Bragança.

Além do independente Humberto Rocha, concorrem à Câmara de Bragança Hernâni Dias, pelo PSD, Júlio Meirinhos, pelo PS, Telmo Cadavez, pelo CDS-PP, José Castro, pela CDU e Gil Gonçalves, pelo Bloco de Esquerda.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.