Moreira diz que governo impede projeto de Menezes para o Bolhão

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 20 set (Lusa) -- O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira congratulou-se hoje com a classificação do Mercado do Bolhão, que disse tornar "impossível" a concretização do projeto do seu opositor Luís Filipe Menezes para reabilitar aquele espaço.

Rui Moreira realçou ainda que a classificação do Bolhão como monumento de interesse público mostra que "alguém no governo está atento a propostas da sua própria candidatura que desvirtuavam" certos aspetos do Mercado do Bolhão.

"Uma das propostas do Dr. Luís Filipe Menezes era cobrir o mercado do Bolhão. A partir de agora isso será impossível e ainda bem porque nós não queremos estragar o mercado do Bolhão", afirmou o candidato independente durante uma ação de campanha na Rua de Cedofeita, Porto.

O candidato garantiu que o seu programa para o mercado é "absolutamente" compatível com a classificação, assinalando que a mesma "vai garantir que o Bolhão não será desfigurado".

"A proposta que nós apresentámos foi exatamente a de revitalizar o Bolhão, mas dando-lhe a imagem que todos guardamos dele e que queremos ver agora ressuscitada", sublinhou Rui Moreira.

Frisou ainda que a classificação "inviabiliza objetivamente outras propostas que apresentavam coberturas" e aspetos que disse "desde sempre" ter combatido porque iriam "desvirtuar a característica do monumento que diz muito aos portuenses".

Moreira aproveitou a ação para apresentar o seu Plano Mercator para revitalizar o comércio tradicional e que consiste num manual de boas práticas, assumido voluntariamente pelos comerciantes em ligação com o município.

"Os comerciantes que quiserem aderir comprometem-se a (...) um conjunto de normas que serão colocadas", explicou, referindo que os mesmos terão "como contrapartidas benefícios" como acesso a parqueamento, ajuda no vitrinismo e na promoção.

O plano passa ainda pela criação de incentivos à modernização e reabilitação de estabelecimentos comerciais, criação de ruas temáticas e de mercados periódicos, domiciliação de estabelecimentos comerciais e negócios de valor acrescentado, instituição de horários mais flexíveis, instalação no Centro Histórico e na Baixa de projetos âncora, videovigilância, guardas noturnos, entre outros.

Para a revitalização do Mercado do Bolhão, a candidatura de Rui Moreira pretende manter a sua traça e preservar a sua função, com bancas e comércio tradicional, assegurando todas as condições para a permanência dos comerciantes que ali desenvolvem a sua atividade.

No Porto, e para além de Rui Moreira, concorrem à câmara Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.