Morreu um dos feridos no temporal que atingiu os Açores

Morreu um dos feridos no temporal que atingiu os Açores
| País
Porto Canal

Um funcionário da junta de freguesia de São Roque, Ponta Delgada, morreu na segunda-feira depois de ter ficado ferido com gravidade quando foi atingido por uma onda, revelou o presidente da autarquia ao jornal Açoriano Oriental.

O homem, de 51 anos, foi atingido por uma onda durante o temporal que na segunda-feira atingiu o arquipélago dos Açores e morreu no hospital de Ponta Delgada, noticia o Açoriano Oriental, citando o presidente da junta de freguesia de São Roque, Pedro Moura.

Segundo a mesma notícia, o homem foi colhido pela onda quando "trabalhava na limpeza da via e na proteção das casas na frente marítima da freguesia", tendo ficado com "fraturas graves".

Na segunda-feira à noite, o Serviço de Proteção Civil dos Açores revelou que o temporal que atingiu o arquipélago desalojou 11 pessoas na ilha de São Miguel e deixou quatro feridos, um deles em estado grave.

Todas as pessoas foram já realojadas, segundo as autoridades regionais.

Nas operações de apoio aos incidentes provocados pelo mau tempo de segunda-feira estiveram envolvidos cerca de 440 operacionais da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que contabilizou 157 incidentes, todos já resolvidos.

O mau tempo levou ao encerramento de escolas, tribunais, serviços municipais e de estradas, enquanto mais de 1.600 passageiros ficaram em terra com o cancelamento de dezenas de voos.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) emitiu no domingo um aviso vermelho para as ilhas de São Miguel e de Santa Maria, grupo oriental do arquipélago, tendo alargado o aviso para as cinco ilhas do grupo central na tarde de segunda-feira.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.