IPMA diminui nível de aviso para amarelo nos Açores

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 14 dez (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diminuiu hoje, de vermelho para amarelo, o nível de aviso meteorológico nos grupos central e oriental do arquipélago dos Açores para agitação marítima e vento.

Segundo o IPMA, o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) está desde as 20:00 e até às 03:00 de terça-feira sob aviso amarelo para agitação marítima, o mesmo aviso para o vento entre as 20:00 e as 24:00 (hora de Lisboa, mais uma hora do que nos Açores).

No grupo central - ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira - o aviso é agora também de amarelo para vento e vigora até às 24:00.

O IPMA emitiu no domingo um aviso vermelho para o grupo oriental do arquipélago, tendo alargado o aviso para as cinco ilhas do grupo central na tarde de hoje.

No grupo oriental, o IPMA previa vento até aos 150 quilómetros por hora e ainda agitação marítima forte, com ondas que podiam chegar, pontualmente, a atingir os 15 metros.

No grupo central, o aviso vermelho deveu-se ao vento, com rajadas que podiam ultrapassar os 130 quilómetros/hora.

À agência Lusa, o responsável pela Delegação Regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, explicou que o estado do tempo "está a melhorar" e que "pior já passou", prevendo que "depois da meia-noite esteja tudo ultrapassado".

Diamantino Henriques adiantou que a rajada de vento mais forte registada hoje no arquipélago ocorreu na ilha Graciosa, com 141 quilómetros/hora pelas 16:00, e, uma hora antes, em Ponta Delgada, com 140 quilómetros/hora.

SR // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.