Adesão à greve na rodoviária STCP ronda os 30%

| Norte
Porto Canal com Lusa

A adesão à greve de hoje dos trabalhadores Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) devido à redução de 50% no pagamento do trabalho em dia feriado situa-se nos 30%, revelou Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas.

Em declarações à Lusa, o responsável sindical notou que a greve é uma forma de protesto por não ter sido reposto o pagamento a 100% pelo trabalho em dia feriado e que, "tal como nos outros feriados ao longo do ano", a adesão dos funcionários da STCP se situa "entre os 30%".

Jorge Costa revelou ainda que a 25 de dezembro, dia de Natal, a greve vai repetir-se "se, até lá, não houver evolução" quanto ao pagamento do trabalho em dia feriado.

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão hoje a cumprir mais uma greve em protesto contra a redução em 50% das horas trabalhadas em dia feriado.

Esta é a penúltima paralisação do ano em dia feriado, depois de já em 2013 e 2014 os trabalhadores da rodoviária terem entregado um pré-aviso de greve para todos os feriados do ano.

A greve teve início às 00:00 e decorre até às 24:00.

Segundo Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), na STCP não foi reposto o pagamento a 100% pelo trabalho prestado em dias de feriado.

A remuneração relativa às horas extraordinárias sofreu alterações nos últimos anos, devido a medidas implementadas pelo Governo liderado pelo social-democrata Pedro Passos Coelho.

Em 2012, através de uma alteração ao Código do Trabalho, o valor pago pelo trabalho suplementar foi reduzido para metade, contudo, desde 01 de janeiro deste ano, cumprindo a decisão do Tribunal Constitucional, o anterior governo deixou cair essa medida, sendo que os trabalhadores abrangidos por contratos coletivos de trabalho devem receber o pagamento a 100%.

Na segunda-feira foi decidido que vão ser apresentados novos pré-avisos de greve para o trabalho em dias de feriado em 2016, para além de já ter sido pedida uma reunião ao novo ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.