80 mil portugueses têm salários em atraso em Angola

80 mil portugueses têm salários em atraso em Angola
| País
Porto Canal

Cerca de 40% dos portugueses que trabalham na construção civil em Angola não recebem salários há mais de dois meses. Os sindicatos culpam a crise petrolífera. São cerca de 200 mil os portugueses que trabalham no sector da construção em daquele país. 80 mil têm “dois a seis meses de salários em atraso”.

O Jornal de Notícias avança que há muitos trabalhadores que querem regressar a Portugal e "nem dinheiro para o bilhete de avião têm”. Este alerta foi dado por Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção Civil.

Albano Ribeiro afirma que, dada a situação, é provável que mil destes trabalhadores vão passar o Natal a casa e já não regressem a Angola.

Reis Campos, presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, afirma que esta situação se deve a uma quebra significativa do valor do barril de petróleo, que se situa agora nos 47 dólares (44 euros).

Alguns destes salários, explica Albano Ribeiro, estão em atraso devido a “angariadores de mão de obra que, quando a crise se agudizou, desapareceram de cena”.

Portugal é o segundo país com maior presença no mercado da construção em África.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.