Concluída operação para endireitar 'Costa Concordia' - oficial

Concluída operação para endireitar 'Costa Concordia' - oficial
| Mundo
Porto Canal

A operação para endireitar o navio 'Costa Concordia' foi concluída e a embarcação está na vertical, revelou Franco Gabrielli, chefe da agência de Proteção Civil que supervisionou os trabalhos.

O navio, encalhado na costa da ilha italiana de Giglio, obrigou a uma operação sem precedentes e está agora a "zero graus" garantiu o mesmo responsável.

As operações para endireitarem o navio de cruzeiros foram mais lentas do que inicialmente previsto devido ao mau tempo que se faz sentir na região.

O navio de 290 metros -- mais longo do que o Titanic e duas vezes mais pesado -- emergiu gradualmente do mar junto à ilha Giglio, na Toscânia.

A operação está orçada em 600 milhões de euros mas as seguradoras da companhia proprietária do navio, Costa Crociere, que vão pagar a conta, estimam que esta poderá vir a atingir 1,1 mil milhões de euros.

Com 14 cobertas (andares), o Costa Concordia era um palácio flutuante com um casino, quatro piscinas e o maior spa alguma vez construído num navio.

O paquete embateu nas rochas da costa da ilha Giglio depois de virar acentuadamente em direção à ilha numa manobra alegadamente ordenada pelo comandante, Francesco Schettino.

Apelidado como "Captain Coward" (Capitão Cobarde) e "o homem mais detestado de Itália" por ter abandonado o navio com passageiros ainda a bordo, Schettino está agora a ser julgado.

Quatro membros da tripulação e o dirigente da unidade de crise da empresa proprietária do barco, Costa Crociere, foram já condenados a pequenas penas de prisão pelos papéis que desempenharam no naufrágio.

O navio tinha 4.229 pessoas de 70 países a bordo quando naufragou, a 13 de janeiro de 2012.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.