Pedidos de asilo para Portugal sobem 138% entre 2014 e 2015

| País
Porto Canal com Lusa

La Valletta, 11 nov (Lusa) -- O número de pedidos de asilo às autoridades portuguesas subiu 138% entre 2014 e 2015, segundo os últimos dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Os dados de 09 de novembro registaram desde janeiro até setembro deste ano 500 pedidos, sendo a maioria da Ucrânia (63%), seguindo-se o Mali (10%) e a China (07%).

A lista de pedidos feitos aos diversos países da União Europeia é liderada pela Alemanha (288.740, numa subida de 110%), com a Hungria a surgir em segundo lugar (145.165 e uma subida de 1.470%) e a Suécia em terceiro, com 72.985 pedidos e uma subida de 21%.

Os totais da União Europeia indicaram 807.300 pedidos até setembro, traduzindo mais 74% do que em 2014, com destaque para a Síria (24%), Afeganistão (11%) e Kosovo (8%).

Os 28 estados-membros da União Europeia vão começar hoje o primeiro de dois dias de reunião, em Malta, com países africanos sobre refugiados e migrantes.

Deste encontro espera-se uma declaração política e um plano de ação, que o Conselho Europeu espera que tenha uma "abordagem prática".

Prevista está a oficialização de um fundo de emergência de apoio a África de 1,8 mil milhões de euros.

PL // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.