Pelo menos 11 mortos, dos quais seis crianças, em naufrágio no Mar Egeu
Porto Canal com Lusa
Atenas, 01 nov (Lusa) - Pelo menos 11 migrantes, dos quais seis crianças, morreram afogados hoje ao largo da ilha grega de Samos, no leste do Mar Egeu, quando a embarcação em que viajavam virou, informou a guarda costeira grega.
Dez pessoas foram encontradas mortas na cabine do barco, que vinha da costa turca, enquanto o corpo de uma jovem foi encontrado na costa de Samos, no Mar Egeu, onde dezenas de refugiados morreram nos últimos dias em naufrágios sucessivos.
Quinze pessoas sobreviveram ao naufrágio e pelo menos dois migrantes estão desaparecidos, segundo as autoridades.
Este novo naufrágio junta-se a uma dezena que ocorreu desde segunda-feira ao largo das ilhas gregas de Lesbos, no noroeste do Mar Egeu, e Rodes, situada no sudeste do Mar Egeu, que separa a Grécia da Turquia e que já contabilizam cerca de 60 mortos, dos quais 28 crianças.
Com a chegada do mau tempo e a corrida dos refugiados para tentar antecipar o fecho em curso das fronteiras europeias, o balanço de vítimas encontradas nas águas gregas do Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro, de acordo com a contagem realizada pela agência de notícias AFP.
Desde o início do ano, as entradas na Grécia pelo mar atingiram a cifra de 580.125, segundo os dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), num total de 723.221 chegadas no Mediterrâneo.
Em Itália, 140.200 pessoas entraram por mar.
CSR // VM
Lusa/Fim