Associação Aporfest criou prémios para festivais de música de Portugal e Espanha

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) - A Associação Portuguesa de Festivais de Música criou prémios para distinguir os melhores festivais de música de Portugal e Espanha, para suscitar mais sinergias entre os dois países, disse à Lusa o diretor da Aporfest, Ricardo Bramão.

A criação dos Iberian Festival Awards é a mais recente iniciativa da associação e que pretende reconhecer várias vertentes da realização de festivais de música em Portugal e em Espanha, "países que ainda não têm uma grande união nesta área", explicou.

O prazo de candidatura para estes prémios abriu esta semana, os nomeados para as vinte categorias serão revelados em dezembro e os vencedores serão anunciados em março, durante o fórum Talkfest, dedicado aos festivais de música em Portugal.

"O nosso objetivo é criar sinergias entre Portugal e Espanha e que estes prémios sejam também um chamariz para toda a indústria do ponto de vista ibérico", seja na realização de festivais, contratação de artistas, presença de patrocinadores ou divulgação na imprensa, referiu Ricardo Bramão.

O diretor da Aporfest justifica assim a criação destes prémios ibéricos, uma vez que em Portugal já são entregues, por outra entidade, os prémios para os melhores festivais de música portugueses.

No caso da Aporfest, os galardões são atribuídos em parceria com a empresa britânica "Festival Awards" - que distingue anualmente os melhores eventos da Europa. "Eles regulam o processo e a marca é deles", explicou.

A associação quer que estes prémios mobilizem os diferentes agentes do setor numa perspetiva total, dos promotores aos patrocinadores, dos artistas aos jornalistas.

As candidaturas aos prémios podem ser feitas em http://www.talkfest.eu/#!iberian-festival-awards/c9jq até 20 de novembro.

Os vencedores serão conhecidos na quinta edição do Talkfest, que decorrerá nos dias 03 e 04 de março na FIL, em Lisboa, coincindo com a BTL - Feira Internacional de Turismo.

A associação Aporfest nasceu em 2014 no seio do fórum Talkfest, perante a existência de dezenas de festivais de música em Portugal.

Entre as iniciativas da associação, que conta com 165 associados, está a sistematização de dados estatítiscos sobre públicos e festivais, formações e debates.

Ricardo Bramão explicou que o trabalho da Apofest, perante o cenário de tantos festivais de música em Portugal, "tem margem para crescer e melhorar", embora tenha lamentado que não tenha ainda havido apoio por parte do Estado.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.