Frontex pede aos Estados-membros mais 775 guardas fronteiriços

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 05 out (Lusa) -- A agência europeia de gestão de fronteiras, Frontex, solicitou aos Estados-membros que destaquem mais 775 guardas fronteiriços para as fronteiras externas da União Europeia, o que representa o pedido de maiores dimensões da história do organismo.

Num comunicado hoje divulgado, a Frontex assinala que, "desde o início do ano, mais de 470 mil imigrantes chegaram a Grécia e Itália" e "nenhum país pode gerir sozinho uma tal pressão migratória nas suas fronteiras".

Sublinhando que é "crucial que todos aqueles que chegam à UE sejam devidamente registados e identificados", a agência apela então ao contributo dos Estados-membros e solicita que 670 agentes a serem destacados para Grécia e Itália, entre os quais intérpretes, cuja missão será identificar e registar os refugiados que chegam sobretudo através da Líbia e Turquia, além de 150 agentes a serem destacados para diversas fronteiras externas terrestes da União Europeia.

ACC // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.