Seat vendeu 23 mil carros em Portugal com kit fraudulento

Seat vendeu 23 mil carros em Portugal com kit fraudulento
| País
Porto Canal (CYO)

A Seat vendeu em Portugal 23 mil carros que continham o sistema que falseava as emissões poluentes. Assim eleva o número de carros afectados em Portugal para 117 mil.

Segundo o Diário Económico, a Seat Portugal vendeu 23 mil carros com kit fraudulento, elevando o número de carros afectados para 117 mil em Portugal. Durante a semana, já tinha sido anunciado a suspensão da venda de 50 carros, que ainda se encontravam em stands, como medida de prevenção por se suspeitar que possuam o motor em causa.

A SIVA, distribuidor para Portugal das marcas do Grupo Volkswagen, já tinha revelado que no país existem 94.400 veículos equipados com os motores envolvidos no escândalo. Desse número global, 53.761 são da marca Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais, 31.839 são da marca Audi e 8.800 são da marca Skoda. Segundo o Diário de Notícias, a SIVA lembrou ainda que “os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel” e que “todos os veículos novos a serem comercializados em Portugal respondem aos requisitos legais e aos padrões ambientais em vigor”.

A Volkswagen e as outras marcas afectadas irão apresentar às autoridades, em Outubro, as soluções e medidas para os veículos com motores manipulados e todas as marcas envolvidas irão activar páginas na internet onde os clientes se poderão informar sobre a situação.

+ notícias: País

Portugal proibido de pescar carapau

A frota portuguesa esgotou a quota de pesca de carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, ficando estas capturas proibidas a partir de segunda-feira, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Campanha em 600 farmácias para utentes doarem o troco das suas compras e ajudarem quem mais precisa

A campanha “Dê troco a quem precisa” arranca esta segunda-feira em cerca de 600 farmácias de todo o país que vão “convidar os utentes” a doar o troco das suas compras para ajudar quem mais precisa a comprar medicamentos.

APAV ajudou oito crianças todos os dias durante os últimos dois anos

Mais de 5.660 crianças e jovens foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) nos últimos dois anos, um valor que subiu 18,2% no ano passado, chegando a uma média de oito por dia.