Lince-ibérico nadou através do Guadiana e regressou a Portugal 

Lince-ibérico nadou através do Guadiana e regressou a Portugal 
| País
Porto Canal (CYO)

O lince-ibérico Khan nadou através do Guadiana para regressar a Silves, local onde nasceu, após ter sido reintroduzido na natureza em Espanha. O mesmo já tinha acontecido com o seu irmão, Kentaro.

Os linces-ibéricos Khan e Kentaro são dois irmãos nascidos no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves, que foram reintroduzidos na natureza em Espanha em Novembro de 2014. De acordo com registos obtidos na quarta-feira pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Khan nadou através do rio Guadiana para chegar a Portugal no dia 28 de Junho, regressando ao local onde nasceu, tal como aconteceu com o seu irmão.

O percurso de Khan tem sido acompanhado através de informações obtidas a partir de um colar de GPS colocado no lince. Isso permite registar as deslocações e os comportamentos do animal, assim como que territórios percorre e outros parâmetros essenciais à conservação da espécie. Foi este colar que permitiu localizar Khan a norte de Silves, quase um ano depois da sua libertação em Castilla-La Mancha, em Espanha.

O lince-ibérico é uma das espécies com a existência mais ameaçada. Os dois irmãos foram libertados no âmbito do projecto ‘LIFE + Iberlince’. Nos últimos anos houve diversas causas que levaram à diminuição das populações e da área de distribuição, como a regressão da sua principal presa, o coelho-bravo, e a deterioração do seu habitat. A Câmara de Silves tem também trabalhado para a promoção da rota turística e pedagógica 'No Caminho do Lince-Ibérico'.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.