Famílias portuguesas poupam pouco e gastam mais
Porto Canal (CYO)
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao primeiro semestre de 2015, revelam que portugueses estão a cortar nas poupanças e a gastar quase tudo em consumo.
Segundo dados do INE, a poupança está a atingir um dos níveis mais baixos de sempre, à medida que os gastos do rendimento disponível atingem os 96%, ficando ao nível do que acontecia em 2008.
Em comparação com o primeiro semestre de 2014, o consumo cresceu 3,7%, apesar do rendimento disponível só ter aumentado cerca de 1,6%. Já a poupança teve uma queda de 28% no mesmo período. O consumo tem também avançado com o crédito bancário concedido a particulares, que teve um aumento de 17%, valor mais alto desde 2006.
De acordo com o Diário de Notícias estes dados demonstram que com mais consumo, mais importações e menos poupança, a economia pode voltar a ficar desequilibrada. No entanto, mostram também que as famílias portuguesas estão a voltar ao seu modo de vida tradicional, dedicando-se mais ao consumo do que à poupança.