Maia vai enterrar linhas de eletricidade para melhorar a paisagem

Maia vai enterrar linhas de eletricidade para melhorar a paisagem
DR
| Norte
Porto Canal

A Câmara da Maia está a implementar um projeto para substituir as linhas aéreas de eletricidade por infraestruturas enterradas. A iniciativa parte da E-Redes e da REN – Redes Energéticas Nacionais, e tem como objetivo melhorar a eficiência energética, a segurança e a integração na paisagem urbana.

A E-Redes vai desativar 11 linhas aéreas de 60 kV, totalizando 34,1 km, e substituir por infraestruturas enterradas com 13,5 km, a serem concluídas até 2029. A REN também vai remover duas linhas aéreas de 220 kV, com 1,2 km, substituindo-as por novas infraestruturas subterrâneas.

Este projeto vai eliminar 35,3 km de linhas aéreas e melhorar a paisagem, tornando a rede elétrica mais moderna e sustentável.

António Silva Tiago, Presidente da Câmara, explicou que, embora a autarquia não tenha responsabilidade sobre as linhas de transporte de energia, tem vindo a trabalhar com as entidades competentes para tornar o projeto realidade.

+ notícias: Norte

Investigadora Susana Neto tomou posse como vereadora da câmara da Maia

A investigadora Susana Neto tomou posse como vereadora na câmara da Maia pelo PSD/CDS-PP, substituindo Paulo Ramalho, que deixou a autarquia para ocupar o cargo de vice-presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Têxtil de Barcelos ganha processos arbitrais em que fisco reclamava 150 mil euros

A têxtil Liconfe, de Barcelos, ganhou dois processos arbitrais contra a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que anulam liquidações adicionais de IRC superiores a 149.000 euros no âmbito do Regime Fiscal de Apoio ao Investimento (RFAI).

Roubaram ouro e dinheiro após abordarem e entrarem em casa de idosos no Fundão e na Covilhã

Cinco pessoas, entre os 23 e os 34 anos, membros de uma rede criminosa que se dedicava ao furto de ouro e de dinheiro a idosos, no Fundão e na Covilhã, foram constituídas arguidos na quarta-feira, informou a GNR.