Bundsbank diz que imigração é um oportunidade para o mercado de trabalho
Porto Canal com Lusa
Berlim, 16 set (Lusa) -- O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, declarou hoje que a imigração é uma oportunidade para a Alemanha, já que o país tem falta de mão-de-obra.
"A Alemanha deverá fazer um esforço considerável para controlar o fluxo de refugiados", disse Weidmann ao quotidiano Süddeutsche Zeitung.
"Entretanto, esta imigração oferece também oportunidades que serão ainda maiores se conseguirmos integrar estas pessoas com sucesso na sociedade e no mercado de trabalho", referiu ainda.
Segundo o responsável, devido à "evolução demográfica, a Alemanha precisa de mão-de-obra suplementar para poder preservar a sua prosperidade".
A escassez de mão-de-obra é estimada em 1,8 milhões de pessoas na Alemanha até 2020.
O instituto de investigação económica DIW, por seu lado, publicou hoje uma estimativa das novas entradas no mercado de trabalho este ano e no próximo, diretamente ligado ao fluxo esperado de migrantes.
De acordo com o instituto, entre os 800.000 candidatos a asilo esperados para este ano -- uma primeira previsão oficial do governo - 50.000 estarão disponíveis ainda este ano para o mercado de trabalho.
Para o próximo ano, o DIW referiu que estarão disponíveis mais 120.000 pessoas para o mercado de trabalho. Entretanto, é preciso deixar claro que são apenas estimativas, pois o Governo de Angela Merkel já anunciou esta semana que prevê cerca de um milhão de pedidos de asilo neste ano.
CSR // PJA
Lusa/fim