Bundsbank diz que imigração é um oportunidade para o mercado de trabalho

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 16 set (Lusa) -- O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, declarou hoje que a imigração é uma oportunidade para a Alemanha, já que o país tem falta de mão-de-obra.

"A Alemanha deverá fazer um esforço considerável para controlar o fluxo de refugiados", disse Weidmann ao quotidiano Süddeutsche Zeitung.

"Entretanto, esta imigração oferece também oportunidades que serão ainda maiores se conseguirmos integrar estas pessoas com sucesso na sociedade e no mercado de trabalho", referiu ainda.

Segundo o responsável, devido à "evolução demográfica, a Alemanha precisa de mão-de-obra suplementar para poder preservar a sua prosperidade".

A escassez de mão-de-obra é estimada em 1,8 milhões de pessoas na Alemanha até 2020.

O instituto de investigação económica DIW, por seu lado, publicou hoje uma estimativa das novas entradas no mercado de trabalho este ano e no próximo, diretamente ligado ao fluxo esperado de migrantes.

De acordo com o instituto, entre os 800.000 candidatos a asilo esperados para este ano -- uma primeira previsão oficial do governo - 50.000 estarão disponíveis ainda este ano para o mercado de trabalho.

Para o próximo ano, o DIW referiu que estarão disponíveis mais 120.000 pessoas para o mercado de trabalho. Entretanto, é preciso deixar claro que são apenas estimativas, pois o Governo de Angela Merkel já anunciou esta semana que prevê cerca de um milhão de pedidos de asilo neste ano.

CSR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.