Refugiados dirigem-se para a Croácia para evitar bloqueio húngaro
Porto Canal
O primeiro autocarro com refugiados dirigiu-se hoje para a fronteira da Sérvia com a Croácia, na esperança de contornar o muro com arame farpado erguido pela Hungria.
Espera-se que os migrantes cheguem à cidade fronteiriça de Sid durante a madrugada de hoje, após uma viagem noturna, a partir da fronteira da Macedónia, 500 quilómetros a sul, de acordo com a imprensa local.
Centenas de pessoas ficaram detidas na vedação erguida pela Hungria ao longo da sua fronteira com a Sérvia, numa tentativa de deter o fluxo migratório através das Balcãs.
O primeiro-ministro conservador húngaro, Viktor Orban, anunciou também planos para erguer uma barreira semelhante na fronteira com a Roménia.
Budapeste efetuou as primeiras detenções ao abrigo de severas novas leis que punem a "passagem ilegal das fronteiras" ou danos infligidos à vedação, com penas de prisão até três anos.
"Porque é que estão a fazer isto?", perguntou uma mulher afegã com uma criança ao colo, no lado sérvio do muro, onde cerca de 300 pessoas se reuniram, algumas tentando encontrar, em vão, uma abertura, enquanto a polícia antimotim húngara observava do outro lado.
"Foi muito mau na noite passada", disse Bashir, um rapaz afegão de 17 anos que tinha chegado poucas horas depois de fecharem a fronteira. "Estava frio, principalmente para as famílias com bebés", disse à AFP.