Áustria restabelece controlo de fronteiras à meia-noite

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Viena, 15 set (Lusa) -- A Áustria informou hoje a Comissão Europeia de que vai restabelecer o controlo nas suas fronteiras à meia-noite, noticiou a agência austríaca APA.

A ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, anunciou a decisão na segunda-feira e comunicou-a hoje, por carta, ao comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos.

"A intensidade dos controlos fronteiriços será limitada ao que for considerado necessário para a segurança", lê-se na carta, citada pela agência.

A medida, que deverá ser temporária, entra em vigor às 00:00 locais de quarta-feira (23:00 de terça-feira em Lisboa) e será centrada nas fronteiras do sul do país, com a Eslováquia, Hungria, Eslovénia e Itália.

O controlo é justificado pelas autoridades com "a dimensão maciça do fluxo de cidadãos de países terceiros (não-comunitários)" e a necessidade de "não colocar em risco a ordem pública e a segurança interna".

A Áustria anunciou na segunda-feira a intenção de, à semelhança da Alemanha, repor os controlos fronteiriços, depois de os dois países terem permitido durante uma semana a entrada livre de dezenas de milhares de refugiados provenientes da Hungria.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.