Bilionário egípcio quer comprar ilhas gregas para instalar refugiados
Porto Canal
O bilionário egípcio Naguib Sawiris disse hoje estar a negociar a compra de duas ilhas na Grécia para instalar milhares de refugiados da Síria e de outras zonas de conflito.
"Identifiquei duas ilhas na Grécia (...) e estou atualmente em contacto com os seus proprietários. Estamos prontos para negociar, com a condição de que o Governo grego se comprometa a acomodar o maior número possível de refugiados", disse.
O empresário disse estar a aguardar "luz verde" das autoridades gregas para iniciar os "procedimentos administrativos para a chegada de refugiados".
O empresário propôs, no início de setembro, à Grécia e a Itália comprar ilhas com o objetivo de acomodar refugiados.
"Estou disposto a dar-lhes empregos através da construção do seu 'novo país'", disse na sua conta do Twitter.
Desde o início do ano, mais de 430.000 pessoas, incluindo sírios, que fogem de zonas de conflito e da pobreza deixaram os seus países de origem com a esperança de entrar na Europa.
Cerca de 2.800 morreram ou desapareceram, segundo a Organização Internacional para as Migrações.
Naguib Sawiris afirmou que vai reunir-se com o Alto-comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, para discutir possíveis formas de cooperação.
Uma ilha terá o nome de Aylan, disse o empresário, referindo-se à criança síria que se afogou no mar e cujo corpo foi recuperado numa praia da Turquia.