Câmara da Guarda propõe plano intermunicipal de acolhimento de refugiados

| País
Porto Canal com Lusa

Guarda, 08 set (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou que vai propor hoje à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) a criação de um plano para acolhimento de refugiados na região.

"É hora de mostrarmos a nossa capacidade e não apenas o nosso humanismo", considera o autarca.

Álvaro Amaro defende um plano "bem elaborado, bem concebido, com o apoio das instituições e das Juntas de Freguesia", para que os municípios da CIMBSE possam acolher pessoas com o estatuto de refugiado.

"Eu entendo que numa área mais alargada nós podemos ser ainda mais úteis, nestes territórios designados de baixa densidade e, como eu acrescento, de elevado potencial", disse à agência Lusa.

A CIMBSE, com sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios dos distritos da Guarda e de Castelo Branco.

Álvaro Amaro lembra que no século passado muitos habitantes daquela região emigraram e "também tiveram que saltar aramados para vencerem a batalha da qualidade de vida", tendo sido bem recebidos nos países de acolhimento.

"Se a Comunidade Intermunicipal entender a elaboração desse plano, acho que podemos marcar [posição] perante o país", reconheceu.

O autarca da Guarda não sabe quantificar quantas pessoas poderão ser acolhidas na região, mas diz que é importante abordar o assunto e apresentar a proposta à CIMBSE.

"Queremos fazê-lo para darmos também um sinal claro da nossa solidariedade", justificou.

Não sendo possível elaborar uma estratégia de atuação que envolva todos os municípios da Comunidade Intermunicipal onde a Guarda está inserida, Álvaro Amaro assegura que a sua autarquia agirá de forma autónoma.

"A Câmara da Guarda estará totalmente disponível para dizer ao Estado Português: aqui estamos nós, na cidade mais alta, com todas as nossas freguesias e com todas as nossas instituições para elaborarmos o nosso próprio plano de podermos ter e de podermos receber essas pessoas, depois de tudo ser feito pelas autoridades nacionais", concluiu.

A CIMBSE é constituída por 12 municípios do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e por três municípios do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.