Cavaco defende mais investimento na resolução dos conflitos nos países de origem

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 set (Lusa) - O Presidente da República defendeu hoje que além da solidariedade que é fundamental os europeus demonstrarem em relação aos refugiados, é necessário investir mais na solução dos conflitos na Líbia, na Síria ou no Iraque.

"Espero que o mesmo esforço que neste momento a Europa dedica e outros países como os Estados Unidos da América, o Canadá, o Japão, a Austrália dedicam ao acolhimento de refugiados dediquem também à resolução dos conflitos que estão a gerar estes movimentos migratórios que são extremamente difíceis de controlar, isto é, que se invista mais na solução do conflito na Líbia, na Síria, no Iraque e noutras partes do mundo", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Desta forma, acrescentou, não se deve apenas pensar "na solidariedade que é fundamental os europeus demonstrarem em relação a estes refugiados", mas pensar também na criação de condições para que essas pessoas possam ficar nas suas casas, criando condições de emprego e desenvolvimento.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).