Novo dono do Novo Banco decidido hoje

Novo dono do Novo Banco decidido hoje
| Economia
Porto Canal (CYM)

O prazo de 12 dias chega esta segunda-feira ao fim, com o grupo chinês Anbang a liderar o favoritismo para se tornar o novo dono do "banco bom".

O Banco Espírito Santo (BES), antigo Novo Banco, acabou a três de Agosto de 2014, depois de um histórico prejuízo de 3,6 mil milhões de euros.

Do que restou, formaram-se duas partes: o "banco bom", que continha activos e passivos de qualidade que formam o actual "Novo Banco", e o "banco mau", que contém os activos e passivos tóxicos que não possuem licença bancária.

As negociações decisivas da venda do "banco bom" terminam esta segunda-feira, 12 dias depois de iniciadas, a 19 de Agosto.

A quarta fase do processo de venda (que corresponde à decisão final) é realizada entre o Banco de Portugal e o "potencial comprador". Este, embora nunca tenha sido revelado o seu nome, tem três potenciais candidatos: os grupos chineses Fosun e Anbang e o fundo norte-americano Apollo.

Segundo a imprensa especializada, Anbang é o grande favorito à vitória da compra do Novo Banco. 

+ notícias: Economia

Conheça a chave do EuroDreams desta quinta-feira

Os números do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.