Agosto regista 173 fogos por dia

Agosto regista 173 fogos por dia
| País
Porto Canal (DYP)

A ministra da Administração Interna diz que a resposta ao dispositivo de combate aos incêndios tem sido positiva. Agosto tem se revelado um verdadeiro "inferno" ao nível de incêndios com 173 fogos por dia.

Anabela Rodrigues , ministra da Administração Interna diz que o dispositivo ao combate a incêndios tem "respondido adequadamente" e que actuou com "o grau de exigência operacional pedido".

Numa conferência de imprensa, a ministra da Administração Interna realizada na Autoridade Nacional de Protecção Civil afirmou que "a resposta dos bombeiros e de todos os agentes de proteção civil foi extremamente positiva e foi uma reposta à altura do investimento, preparação e formação feita ao longo de todo o ano".

Segundo a governante registaram-se 1.386 incêndios em Agosto o que dá uma média de 173 por dia e realçou que "o crescimento da área ardida não tem correspondido proporcionalmente ao número de ignições".

O comandante operacional nacional, José Manuel Moura, afirmou que as condições meteorológicas irão ser mais favoráveis esta semana o que permitirá o reposicionamento do dispositivo.

Na conferência de imprensa Anabela Rodrigues deu relevância aos dados da GNR uma vez que já foram detidos 47 pessoas por crime de incêndios florestais.

 

Imagem: Cátia Neves

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.