Liga destaca trabalho dos bombeiros voluntários no combate aos fogos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 ago (Lusa) -- A Liga dos Bombeiros Portuguesas (LBP) destacou hoje o trabalho desenvolvido pelos bombeiros voluntários no combate aos incêndios, avançando que cerca de 95 por cento do total dos operacionais envolvidos são elementos das associações humanitárias.

Numa nota de "agradecimento e reconhecimento público aos bombeiros portugueses", a LBP refere que, durante a fase mais crítica em incêndios florestais, os elementos das corporações de bombeiros têm servido as populações, protegendo-as e procurando com "esforço, coragem, abnegação e profissionalismo defender também os seus haveres".

A LBP sublinha que a presença dos bombeiros no combate aos fogos é sempre superior a 95 por cento do total de agentes no terreno.

Como exemplo, refere que na semana, entre 28 de julho e 03 de agosto, estiveram a combater as chamas 17.880 bombeiros, de um total de 18.821 operacionais envolvidos nos 1.029 incêndios, tendo ainda as corporações de bombeiros mobilizado 4.478 veículos dos 4.714 meios.

A LBP recorda que o combate aos incêndios florestais é a fase "mais visível e mediatizada nos meses de verão", mas corresponde a sete por cento da atividade anual dos corpos de bombeiros.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, em julho, primeiro mês da fase mais crítica em incêndios florestais, ocorreram 4.056 fogos.

CMP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.