O número de área ardida aumentou este ano

O número de área ardida aumentou este ano
| País
Porto Canal (AYS)

A área ardida este ano atingiu uma área de 27.921 hectares, triplicou face aos 7575 hectares ardidos em 2014. Foram registadas 10.695 ocorrências de incêndios, um valor superior à média dos últimos 10 anos.

José Manuel Moura, comandante operacional nacional, afirma que as respostas dadas aos pedidos de “socorro” tem sido "notável" e de "sucesso", apesar do aumento das ocorrências.

"A resposta tem sido notável, para mais do dobro de ignições, a reposta ser o que é, eu concluo que na resposta do dispositivo nada falhou, pelo contrário, tudo melhorou para conseguirmos ter estes resultados. Agora o número de ignições não está nas nossas mãos", disse José Manuel Moura.

Segundo os números divulgados pela Protecção Civil, entre 01 de Janeiro e 31 de Julho houve 10.695 incêndios face a 4.165 do ano anterior.

A área ardida mais do que triplicou este ano com 27.921 hectares consumidos pelas chamas face a 7.575 hectares ardidos.

José Manuel Moura referiu que 2014 foi "o melhor ano de sempre, desde que há registo".

Segundo José Manuel Moura, mais de metade da área ardida registou-se já fora do período critico.

Durante a fase “charlie” de combate a incêndios florestais, que começou a 01 de Julho e termina a 30 de Setembro, estão operacionais 2.234 equipas das diferentes forças envolvidas, 9.721 operacionais e 2.050 veículos, além dos 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.