Funeral das três crianças vítimas do acidente de Zamora é na terça-feira em Murça

| Norte
Porto Canal com Lusa

Murça, Vila Real, 03 ago (Lusa) -- O funeral das três crianças portuguesas que morreram num acidente de viação no sábado, perto de Zamora, Espanha, realiza-se terça-feira, às 09:30, na Igreja Matriz de Murça, distrito de Vila Real, avançou hoje à Lusa fonte autárquica.

Segundo a fonte, os corpos, que deverão chegar a Portugal ainda durante a tarde de hoje, serão sepultados no cemitério de Murça, terra natal da família.

O acidente que vitimou mortalmente três crianças portuguesas e deixou dois feridos ocorreu no sábado de manhã, quando o carro em que seguiam colidiu com um camião ao quilómetro 482 da estrada N-122, perto de Cerezal de Aliste, província de Zamora, no noroeste do país.

As crianças que morreram, dois rapazes e uma menina, tinham quatro, oito e doze anos. O acidente ocorreu quando vinham a caminho de Portugal (mais concretamente para a vila de Murça), provenientes de França.

A estrada em que seguiam, a Nacional 122, é habitualmente usada por emigrantes que vêm a Portugal passar as férias.

O carro em que as crianças vinham, um Opel Zafira, colidiu com um camião carregado de pneus, que se incendiou, embora o condutor do pesado tenha saído ileso. O condutor do camião, que se dirigia para a Holanda, é também de nacionalidade portuguesa.

Quanto ao adulto que sobreviveu, o pai das crianças e condutor do carro no momento do acidente, está "fora de perigo" e vai sair hoje dos cuidados intensivos para um quarto normal no Hospital Virgen de la Concha (que integra o Complexo Assistencial de Zamora).

"Está a evoluir favoravelmente e vai passar hoje ao andar [dos quartos normais, fora dos Cuidados Intensivos", disse à agência Lusa uma fonte da tutela da Saúde da Junta (Governo Regional) de Castilla y León.

A outra sobrevivente, uma menor de 13 anos de nacionalidade francesa, recebeu alta hoje de manhã, adiantou a mesma fonte.

SYF (NVI) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Ex-autarcas de Montalegre começam a ser julgados em 17 de abril

Os cerca de 70 arguidos da Operação Alquimia, entre os quais os antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Montalegre, vão começar a ser julgados em 17 de abril, disse esta segunda-feira à Lusa fonte judicial.

Extinto fogo em lar de Santo Tirso e cerca de 40 utentes retirados para pavilhão municipal

O incêndio que deflagrou na noite desta segunda-feira num lar de Santo Tirso já está extinto e cerca de 40 utentes estão a ser retirados para o pavilhão municipal, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Álvaro Santos, eleito presidente da CCDR-N, quer dar “início a um novo ciclo” no Norte

Álvaro Santos, nome indicado por PSD e PS para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e que foi eleito, disse à Lusa que quer “dar início a um novo ciclo” na região.