Galp já tem em formação o quarto navio-plataforma

Galp já tem em formação o quarto navio-plataforma
| Economia
Porto Canal (AYS)

A Galp já tem em formação o quarto navio-plataforma FPSO para a extracção de petróleo no campo offshore brasileiro de Lula-Iracema.

O FPSO Cidade de Itaguí, entrou na operação no bloco BM-S-11, que marcou o início da produção comercial de petróleo na área de águas ultraprofundas de Iracema Norte, no pré-sal da bacia de Santos. A Galp informa que este navio-plataforma começou a operar “um trimestre antes do inicialmente previsto”.

Tem capacidade para até 150 mil barris de petróleo por dia e uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhões de barris de petróleo.
O Cidade de Itaguí está “ancorado a uma profundidade de água de 2200 metros, a cerca de 240 km da costa, e será interligada a oito poços produtores e nove injectores”, explica a Galp.

“É esperado que o pico de produção seja atingido até ao início de 2017”, refere a Galp.

A Galp Energia, através da Petrogal Brasil, detém uma cota de 10% no consórcio que explora o bloco BM-S-11, do qual faz parte a área de Iracema, cabendo 65% à Petrobras e 25% à BG Group.

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.