Segurança Social fechou 43 lares este ano por falta de condições

| País
Porto Canal (MPM)

Em seis meses foram encerrados 43 lares, sete dos quais, com "urgência". Setúbal lidera a tabela com 11 lares fechados.

Desde o princípio do ano, a Segurança Social ordenou o encerramento de 43 lares de idosos, por falta de condições. É o resultado de 759 fiscalizações a equipamentos sociais, sendo que 291 seriam lares de terceira idade. Entre os 43, sete dos lares terão recebido instruções para fecharem com "urgência". No entanto, segundo o Jornal de Notícias, muitas das instalações continuam em funcionamento apesar das fiscalizações. Os lares fogem ao encerramento, fazendo-se passar por moradias 'normais'.

Durante o ano de 2014, a Segurança Social mandou fechar 83 lares de idosos, de 643 inspeccionados, sendo que o Porto foi o distrito de maior incidência, com 19 lares sem as condições mínimas exigidas.

Este ano, Setúbal já conta com 11 encerramentos até Junho, seguido por Faro com oito e Leiria com sete. O Porto baixou a média que trazia de 2014, contando com 6 lares fechados no primeiro semestre de 2015.

+ notícias: País

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.

"Pelas pessoas e pela igualdade". Marcelo e Montenegro assinalam Dia Internacional contra a Homofobia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assinala esta sexta-feira o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o compromisso para com um país mais justo em que ninguém é discriminado pela orientação sexual.