Fogo no Marão queimou 300 hectares mas já não ameaça aldeia

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 28 ago (lusa) - O incêndio florestal que lavra há 36 horas, na serra do Marão, já consumiu 300 hectares de floresta em Carneiro, Amarante, mas a aldeia já não corre perigo, disse à Lusa o presidente da junta.

"O pior já passou, felizmente, mas há muitos anos que não víamos uma coisa assim", afirmou Joaquim Braga.

Segundo o autarca, no pico do incêndio, quando as chamas estiveram mais próximas da povoação, chegaram a arder "três a quatro" edifícios utilizados para guardar gado, nas imediações da aldeia.

No entanto, nenhuma casa habitada foi atingida, "graças à intervenção dos bombeiros", fez questão de salientar, em declarações à agência Lusa.

O fogo tem destruído manchas de pinheiro, eucalipto, carvalho e outras espécies.

O incêndio começou na madrugada de terça-feira, na zona de Murgido, Candemil, com três frentes, evoluindo em direção de Carneiro, já muito próximo da freguesia de Loivos do Monte, em Baião.

Às 14:09, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o incêndio mantinha-se ativo, com uma frente.

O dispositivo de combate incluía 156 bombeiros e outros operacionais, de vários pontos do país, 50 veículos e um helicóptero.

APM // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.