EUA pedem a Atenas e UE para chegarem a acordo

EUA pedem a Atenas e UE para chegarem a acordo
| Política
Porto Canal

A Casa Branca instou na segunda-feira a Grécia e os líderes europeus a encontrarem um compromisso para manterem o país na zona euro, após a vitória do "Não" no referendo de domingo.

"O referendo acabou, mas a nossa posição aqui na Casa Branca mantém-se", disse o porta-voz John Earnest.

A União Europeia e os dirigentes gregos precisam de "acordar um pacote de financiamento e de reformas que permita à Grécia continuar no caminho em direção à sustentabilidade da dívida mas também do crescimento económico", afirmou Earnest.

Eles devem fazer isto "de forma a permitir à Grécia permanecer na zona euro", acrescentou.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, falou ao telefone com o Presidente francês, François Hollande, sobre a permanência da Grécia na zona euro.

Os dois líderes também assinalaram que o esforço "requer compromissos difíceis de ambos os lados".

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Na manhã de segunda-feira, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, demitiu-se, a pedido do primeiro-ministro grego. Para hoje está agendada uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

Partidos defendem aumento os salários e melhores condições para os trabalhadores

O PS, BE, PCP e PAN marcaram presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.