Sertã estará 24 horas à volta dos livros, numa maratona de leitura

| País
Porto Canal / Agências
Sertã, 02 jul (Lusa) - Mais de cem pessoas vão pegar num livro e juntar-se à Maratona de Leitura da Sertã, uma iniciativa que decorrerá durante 24 horas, a partir das 10:00 de sábado, na biblioteca municipal.

Esta é a quarta vez que Sertã, no distrito de Castelo Branco, acolhe uma maratona destas, para "promover a leitura e tornar o livro mais disponível", afirmou à agência Lusa a bibliotecária Ana Sofia Marçal.

Mais de 130 pessoas - entre os sete anos e os 80 anos - estão inscritas para participar nesta iniciativa, que é bastante democrática: "Cada pessoa pode ler o que quiser", disse a responsável, embora já saiba que, entre os leitores inscritos, haja escolhas que passam por obras de Mia Couto, Hélia Correia, Hans Christian Andersen, Saint-Exupéry, Miguel Torga e António Gedeão.

O calendário das 24 horas de leitura está praticamente preenchido - incluindo a madrugada - e há pelo menos três leitores que irão participar via Skype, um deles a partir do Brasil.

A eles juntam-se três escritores convidados, que lerão excertos das suas obras: Mário Zambujal, Francisco Moita Flores e Valter Hugo Mãe.

De hora a hora será feita a leitura de um conto do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. A ideia é homenagear o designer dinamarquês Niels Fischer, que viveu em Portugal, dedicou parte da vida a ilustrar a obra de Andersen e que morreu em janeiro passado.

Pela primeira vez, a Maratona de Leitura da Sertã estender-se-á fora de portas. Na biblioteca municipal estará sempre alguém a ler até às 10:00 de domingo, mas haverá também eventos espalhados pelo concelho, nomeadamente conversas com aqueles três escritores convidados e uma "largada de bibliomóveis".

Quase vinte bibliotecas itinerantes de todo o país vão juntar-se na Sertã, no sábado, partindo às 10:00 rumo a cerca de 70 pequenas localidades, aproximando os livros das populações mais isoladas.

"A intenção é levar o livro às pessoas num concelho com 446 quilómetros quadrados e 300 localidades. É um esforço de promoção da leitura" numa região do interior, afirmou à agência Lusa a vereadora da cultura da autarquia, Cláudia André.

Com uma população de quase 16.000 habitantes, a biblioteca municipal - assim como esta maratona - é como um ponto de encontro de leitores, embora muitos dos participantes nesta iniciativa não sejam frequentadores habituais daqueles espaço público, disse Ana Sofia Marçal.

A Maratona de Leitura da Sertã - que, segundo a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, é a maior iniciativa do género no país - será transmitida em direto, na página oficial criada no Facebook.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.